Consciência

Cada homem leva em seu coração uma lei. Por isto, com sua inteligência e vontade pode distinguir o bem e o mal, o justo e o injusto, o permitido e o proibido. Para ajudar a esta luz interior da consciência, que às vezes é escurecida pelos erros que “achamos” ser verdade, Deus deu os Dez Mandamentos, que servem para todos e para sempre. São normas de burilamento espiritual e do bom andamento de cada pessoa dentro da sociedade.

É necessário formar a consciência moral para que seja boa e segura. A consciência moral é um juízo da razão pelo qual a pessoa humana reconhece a qualidade dos seus atos. Uma pessoa sabe que seus atos tem diretrizes corretas mediante sua consciência moral, todavia a consciência pode equivocar-se se não está bem formada, porque frente a um ato concreto poderia fazer um juízo errôneo contra a razão e a lei divina. A consciência é formada com o conhecimento da lei de Deus tal como a ensina o Espiritismo, com a prática das virtudes, da oração e do estudo constante de si mesmo.

Quando alguém faz um juiz errôneo de atos comportamentais dos outros, a consciência de imediato vai responder que o outro precisa de corrigenda e eu quero ajudar se realmente os fatos comprovam, mas vai responder também dizendo dentro si: invejoso, despeitado, comodista, preguiçoso; o outro é quem trabalha e eu não tenho coragem de fazer o mesmo, isso só acontece quando a consciência não estar moralizada pelas leis de Deus. É o que mais se vê onde há grupos de pessoas, seja no trabalho, escola, na religião etc. Tudo isso acarreta grande prejuízo à ordem, disciplina e o bom andamento de quaisquer instituições. Vai aqui um lembrete do provérbio latino: o melhor travesseiro é a consciência tranquila.

Faça seu comentário – opine – só amealhamos conhecimentos trocando idéias.

Abraços,

Cézar Mário

www.blogdocezar.zip.net
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s