Tolerante ou Conivente? Paciente ou Indiferente? Indulgente ou Indolente?

Para muitos, simples jogo de palavras. No entanto, para pessoas atentas, muita diferença.

Experimentamos, dia após dia, uma saraivada de notícias de fatos que nos forçam à reflexão acerca de nossas atitudes perante o próximo e à coletividade. Experiências se sucedem e tudo isso nos remete à uma tomada de atitude ou exige de nossa parte os correspondentes posicionamentos e análises.

Assumir atitude ou posicão é decisão sobre a qual pesa muita responsabilidade, pois impõe consequências que muitas vezes são desagradáveis e às vezes dolorosas mesmo, por isso, muitos preferem passar de lado (Lc. 10:31-33).

O Cristo, nosso modelo, foi exemplo de atitude diante da vida, diante da dor dos semelhantes e da incúria daqueles que deveriam zelar pelos mais simples. Ele, a Luz do Mundo, demonstrando rota segura para nosso proceder, nos concitou, dizendo “assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mt. 5:16)

Questionemo-nos, então: temos tido a coragem necessária em fazer resplandecer a nossa luz? Temos buscado propiciar as condições ideais para que nossa luz resplandeça? Ou estamos experimentado o fermento dos fariseus (Mt. 16: 6Lc. 12:1)?

Mas nada disso é fácil, passa pelo necessário amadurecimento da razão (desenvolvimento intelectual) e aquisição de experiência e vivência espiritual (desenvolvimento moral).

Mas se nem iniciamos, por um pequeno esforço que seja, nossa jornada, se nem ensaiamos uma tomada de atitude sequer em relação a nós mesmos, deixamos de lado nossa auto-análise, nossa reforma interior, como chegar à meta (Mt. 5:48)?

E aí, que faço? Você deve estar se perguntando. Não é pretensão nossa apresentar esse ou aquele manual, mas consultar um bom dicionário e entender o que significa cada palavra dessas que estão no título deste post, já é um começo.

Atire-se! Deixe que resplandeça a luz que está dentro de você!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s