A Física e o Espiritismo

raul_teixeira

Além da crítica ao uso inadequado de conceitos oriundos de outras áreas de conhecimento, sem a devida formação, Raul discute um tema interessante que é o valor dado à ciência, na sua concepção empírico-formal (Ladrière).

“Lavras 24 Horas: A Física Quântica realmente explica o Espiritismo?
Raul Teixeira*: Tudo isso é uma fanfarronice. Não acho. É, assim. Não se esqueça que eu sou físico. E sou espírita. Então eu não acho. Estou dizendo o que é. O que acontece é que os religiosos de maneira geral se apropriam de tudo que acham simpático na Ciência, mesmo que eles não entendam. Então eles acharam que Física Quântica prova o Espírito (a existência do). Enquanto os físicos quânticos estão discutindo ainda os rumos da Física Quântica, os espíritas já se apoderaram, são donos dessa verdade. Então vemos que alguma coisa está errada. Não pode ser com os físicos, porque essa é uma área da Física. É com os espíritas. Então quanto menos a pessoa sabe das coisas mais ela fala a respeito. Quando a gente vai sabendo mais a gente passa a ter cuidados ao falar. Veja como todo mundo receita remédio. Porque não é médico, não entende de Medicina. Os médicos tem cuidado. Eles não receitam remédio sem examinar, sem saber o por quê. Quanto mais se sabe mais cuidado tem. Quanto menos se sabe mais a vontade as coisas ficam. Então não existe nenhuma relação de Física Quântica com o Espiritismo. A relação que existe entre Física Quântica e Espiritismo é a mesma que existe entre todos os fenômenos da Natureza e o Espírito.
Lavras 24 Horas: Allan Kardec afirma que a energia espiritual é uma energia quinta-ssenciada, menos densa. Seria então ligada a Física…
Raul Teixeira: Sempre que estamos falando em energia estamos falando em Física. Este é um termo da Física que a religião se apoderou: energia.
Lavras 24 Horas: Esse hábito de apoderar de conceitos vem da necessidade de comprovar?
Raul Teixeira: É a necessidade de dar valor. Como as pessoas entendem pouco a questão espiritual elas acham que pondo elementos cientificos formais elas vão dar um “plus”. Que não é verdade. Aquilo que tem valor, tem valor. Senão a poesia não teria valor porque ela não pode ser explicada cientificamente. O amor não teria valor. Então nós temos este hábito, embora seja importante que todos os religiosos aprendam Ciência para pensar melhor as coisas da Vida. Mas, eu não posso ficar querendo que a Ciência prove o Espírito. No campo cientifico a Ciência formal não admite a existência da alma. Como é que pode provar alguma coisa relativamente a Alma e a Espiritismo? Como pode provar o Espiritismo? Então são os espíritas que se utilizam daquela área, que tiram para si o que lhes interessa, do jeito como entenderam. Que não tem nada a ver tem com a realidade. A gente faz leitura do que lê. A gente interpreta o que lê. E a gente interpreta querendo tirar o que nos convenha. Então é muito delicado nós percebemos isso. Há coisas muito bonitas na Ciência, são da Ciência. Eu posso dizer assim: a Ciência diz tal coisa, como o Espiritismo diz isso, existe uma familiaridade entre as duas afirmativas. Aí é nobre, é respeitoso. Isso que a Ciência fala nos dá apoio a nossa tese. De fato! Mas, a Ciência provou o Espiritismo, provou a reencarnação! Como ela prova uma coisa que ela nem admite que existe? Então muitas vezes a “espiritada” é muito afoita. A pessoa não sabe juntar a, com b, com c, mas quer entender Física Quântica, que nem os físicos quânticos dominam. Então essa é uma coisa muito delicada.”
 
*O Dr. Raul Teixeira é professor-aposentado do Instituto de Física, na Universidade Federal Fluminense. Físico, com pós-graduação em Metodologia do Ensino de Física, foi entrevistado por “Lavras 24 Horas”.
O texto parece ser uma transcrição direta de uma entrevista oral, sem adaptações. Espiritismo Comentado selecionou as perguntas sobre Física para seus leitores, mas a entrevista completa pode ser lida em http://www.lavras24horas.com.br/portal/raul-teixeira-medium-e-conferencista-fala-sobre-espiritismo-fisica-e-educacao/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s