Suicídio: “Conectar, Comunicar, Cuidar”

Esse é mote da campanha “Setembro Amarelo”, que visa chamar a atenção para a problemática do suicídio.
10 de setembro é o “Dia Mundial da Prevenção do Suicídio”, cujo lema é “Conectar, Comunicar, Cuidar”.

Este dia, instituído em 2003 pela Associação Internacional para a “Prevenção do Suicídio” e pela “Organização Mundial da Saúde” (OMS), tem como objetivo prevenir o ato do suicídio, mediante a adoção de estratégias pelos governos.

Todos os anos morre um milhão de pessoas por suicídio e entre 10 a 20 milhões tentam o suicídio.

A Organização Mundial de Saúde estima que o suicídio é a 13ª causa de morte no mundo, sendo uma das principais entre adolescentes e adultos até os 35 anos. A taxa de suicídio é maior entre os homens do que entre as mulheres. Neste dia, tenta-se estender a mão a quem se isola ou acender uma vela pelas almas suicidas.

Documento OPAS

O novo documento da OPAS intitulado “Prevenção da conduta suicida” fornece informações essenciais para entender melhor as condutas suicidas e as principais estratégias para a sua abordagem, tendo em conta as experiências nas diversas regiões.

O livro apresenta um amplo panorama do suicídio no mundo, a partir dos dados da OMS, e um resumo do relatório sobre mortalidade por suicídio nas Américas, além dos relatórios da América Central, República Dominicana, Chile, Cuba, Guiana, México, Nicarágua e Porto Rico.

O suicídio é um tema complexo, com uma multiplicidade de fatores e facetas. Por isso, a publicação do volume inclui capítulos sobre fatores associados à conduta suicida, onde são tratados temas como religião e espiritualidade, uso de substâncias e o papel da personalidade no tratamento e na prevenção do suicídio entre adolescentes.

De acordo com a OMS, o suicídio é um problema de saúde pública em países de alta renda e um problema emergente em países de baixa e média renda; é uma das principais causas de morte no mundo, especialmente entre os jovens. O número de vidas que se perdem a cada ano por suicídio supera o número de mortes por homicídios e guerras juntos.

Em “O Livro dos Espíritos”, na questão 949, ao final da resposta, encontramos: “se abolirdes os abusos da vossa sociedade e os vossos preconceitos, não tereis mais suicídios.”

Portanto, confirma-se o aspecto multifacetado do suicídio. Problema de saúde pública em alguns países, problema social em outros.

Resta-nos pesquisar, ler e aprender mais sobre o tema.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s