
Brasileiros têm uma tendência a achar tudo engraçado. Qualquer assunto dá piada. Mas a ignorância pode causar sérios problemas, individual e coletivamente
Nosso país e nossa cultura acostumou-se a uma concepção de “liberdade” que se traduz num “vale-tudo” ou “tudo-pode”, principalmente na área da linguagem e na construção de ideias.
Gente despreparada (ou totalmente ignorante mesmo) vem se metendo em áreas totalmente desconhecidas e menosprezadas pela coletividade e, por ausência de interesse ou fiscalização, com auxílio da internet, essa situação vem se configurando como um campo livre para semear e reproduzir ignorância.
As consequências estão aí e a mais evidente delas é que o povo sem instrução e sem treinamento na habilidade de análise e reflexão autorizou a entrega do poder de todo um país nas mãos de gente inepta, ignorante e crédula (ver https://www.youtube.com/watch?v=AZYZspW42Y0). Essa gente é presa fácil para espertinhos e/ou psicóticos. O perigo é real.
No livro LTI – a Linguagem do Terceiro Reich, Victor Klemperer registrou durante todo o período do regime nazista até o sua queda como a ignorância coletiva foi primeiro capturada e depois cultivada e reproduzida pelo regime e como esse processo foi fundamental para envolver e seduzir o povo alemão com as ideias e princípios nazistas.
Uma amostra disso está nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=8Z2drcASkgg. Assistam, é uma comédia lamentável.
Depois leiam o livro. Recomendo demais (resumos da obra: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/…/m…/article/view/15908 e também: http://www.scielo.br/pdf/pg/n15/a11n15.pdf ). A obra completa pode ser localizada para download pelo Google.